top of page
Foto do escritorsaladeleituraaggeo

O Diário de Anne Frank

Atualizado: 3 de jul. de 2020

Seu diário narra os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias de uma menina judia que, como sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto. Lançado em 1947, O diário de Anne Frank tornou-se um dos livros mais lidos do mundo. O relato tocante e impressionante das atrocidades e dos horrores cometidos contra os judeus faz deste livro um precioso documento e uma das obras mais importantes do século XX.



Acervo: 3


Frases memoráveis 🔝📚


“Os pais somente podem dar bons conselhos e indicar bons caminhos, mas a formação final do caráter de uma pessoa está em suas próprias mãos.”


“Quem for feliz, torne também feliz os outros. Quem tem coragem e fé nunca perecerá na miséria.”


“Os abraços foram feitos para expressar o que as palavras deixam a desejar.”


“É difícil em tempos como estes: ideais, sonhos e esperanças permanecerem dentro de nós, sendo esmagados pela dura realidade. É um milagre eu não ter abandonado todos os meus ideais, eles parecem tão absurdos e impraticáveis. No entanto, eu me apego a eles, porque eu ainda acredito, apesar de tudo, que as pessoas são realmente boas de coração.”


“O amor não é coisa que se possa pedir a alguém.” ❤️ Simplesmente acontece.


“Vai e procura os campos, a natureza e o Sol: vai, procura a felicidade em ti e em Deus. Pensa no que é belo e que se realiza em ti e à tua volta, sempre e sempre de novo.”


“Aquele que é feliz espalha felicidade. Aquele que teima na infelicidade, que perde o equilíbrio e a confiança, perde-se na vida.”


“O melhor de tudo é o que penso e sinto, pelo menos posso escrever; senão, me asfixiaria completamente.”


“Para amar alguém, a primeira condição é poder admirar - admirar e respeitar.”


“O que é feito não pode ser desfeito, mas podemos prevenir que aconteça novamente.”


“Todo mundo tem um pedaço de boas notícias dentro de si. A boa notícia é que você não sabe quão bom pode ser! Quanto amor pode ter! O que você pode realizar! Quanto potencial tem!”.


“Tenho vontade de escrever e uma necessidade ainda maior de desabafar tudo o que está preso em meu peito.”


“Ao longo de todo o tempo em que aqui estive, ansiei inconscientemente - e por vezes conscientemente - por confiança, amor e afeição fisica. Este anseio pode variar em intensidade, mas está sempre presente.”


“Nunca mais recuarei diante da verdade; pois quanto mais tardamos a dizê-la; mais difícil torna-se aos outros.. ouví-la.”


“Recordações valem mais do que vestidos.”


“Do fundo do coração, sei que nunca mais terei minha inocência outra vez.”


“Quando escrevo, sinto um alívio, a minha dor desaparece, a coragem volta. Mas pergunto-me: escreverei alguma vez coisa de importância? Virei a ser jornalista ou escritora? Espero que sim, espero-o de todo o meu coração! Ao escrever sei esclarecer tudo, os meus pensamentos, os meus ideais, as minhas fantasias.”


“É mais fácil murmurar os sentimentos do que dizê-los em voz alta.”


...


“Apesar de tudo eu ainda creio na bondade humana.”


“Em cada censura há uma ponta de verdade.”


-Essas são só algumas das incríveis frases de Anne Frank. Que com certeza entrou para a história e esse livro, apesar de triste pelo contexto e pelos acontecimentos da época, ainda sim, é uma leitura apaixonante e enriquecedora.



*Assista o filme também, logo abaixo. Lembrar uma história, é sempre importante.

Vale a pena conferir!




Resenha:


Biografia: Documentário


Amiga de infância de Anne Frank conta sobre sua estadia no Campo de Concentração (Rede Globo) - Imagens originalmente exibidas em 26/08/2012.



Bônus: Questões


1. O Diário de Anne Frank foi escrito pela adolescente Anne Frank, no período de 1942 a 1944. Seria um diário como qualquer outro, escrito por alguma garota de 13 anos, com todas as inquietudes da adolescência se não fosse por ela estar vivendo num dos contextos mais difíceis da história da humanidade. Que contexto era esse? Explique o que estava acontecendo na Europa naquele momento.


2. Ela tinha apenas 13 anos e, de repente, viu sua existência sofrer uma transformação radical. Subitamente Anne estava vivendo com sua família e outros judeus escondidos em Amsterdam. Quem se abrigava com sua família e a que perigo estava sempre sob ameaça?


3. Anne tem a ideia de escrever um diário que pudesse realmente ser publicado após ouvir uma transmissão radiofônica que incentivava as pessoas a documentar os eventos ligado à guerra. De que forma esse material teria significado futuramente? O que Anne escrevia nesse diário?


4. Oficiais da Gestapo descobrem o esconderijo em 4 de agosto de 1944, prendem os refugiados e os conduzem para diversos campos de concentração. O holocausto é relatado de forma surpreendente e emocionante. O que você achou do livro?


Quiz

Boa leitura, bons estudos!


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page