A filosofia ocidental teve seu início na Grécia antiga. A palavra “filosofia” – philosophia palavra de origem grega. Philo vem de philia a ver com companheirismo, amor fraterno, amizade. Sophia vem de sophos, que quer dizer sábio.
Assim, em geral, quando se parte da etimologia da palavra, temos que “filosofia” é o amor ao saber, a amizade profunda à sabedoria; e o filósofo, então, é aquele que tem um apreço especial pela sabedoria.
A filosofia, nesta perspectiva grega, é uma atividade que visa levar ao saber. E sua história, para a maioria dos manuais, tem como primeiro adversário o mito, que, aos olhos do filósofo, não estaria preocupado em levar ao saber, ao conhecimento, tomando aqui a palavra conhecimento como saber verdadeiro, não contraditório, que não busca causas em relações sobrenaturais, mas em relações naturais.
A palavra mito também tem uma origem grega, ela vem de mythos. Há dois verbos que confluem para mytheo, que tem a ver com a conversa designação, e mytheyo, que tem a ver com a narração, com o contar algo para outro.
Baixar
Comments